segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Balanço 2012 e os primeiros pensamentos para 2013

Estava começando a escrever este post, já com a primeira frase digitada, quando resolvi dar uma olhadinha no post do final de 2011 em que fiz um balanço do ano. Para minha surpresa, a frase era exatamente a mesma. Que legal! Foi meu primeiro pensamento. Começava assim: "Não posso reclamar de 2011".

Fato é que não posso reclamar mesmo da minha vidinha tranquila. Sou muito agradecida por isso. Apesar de algumas angústias que eventualmente surgem, os três quilos que se apegaram ao meu corpo e a indecisão sobre o que fazer no doutorado, levo uma vida pacata e feliz.

Em 2012, isso não foi diferente. Ao começar o ano, eu tinha algumas metas. Olhando-as agora, um ano depois, fico feliz de ver que consegui quase tudo que tinha planejado.

Li pelo menos um livro por mês, acho que até mais, além dos materiais de aula, que foram muitos. Fiz também um curso on-line sobre Comunicação Científica, que achei bem bom. As disciplinas do doutorado foram mais interessantes do que as realizadas durante o mestrado.

No quesito um filme por semana, creio que falhei, apesar de no último mês ter aumentado um pouco minha média. De qualquer forma, não deu para ver pelo menos 50 filmes neste ano.

Outro plano era começar o doutorado, o que era meio óbvio, uma vez que eu tinha passado na seleção. Este foi realizado completamente. Outro plano consolidado era trabalhar mais horas, coisa que também fiz.

Não confiei muito no meu desejo ao escrever uma viagem a cada dois meses, mas ele se realizou melhor do que o esperado. Intimamente queria fazer pelo menos uma viagem por mês, mas na hora em que escrevi as resoluções, acho que não quis forçar a barra. A verdade é que fiz até mais de 12 viagens, mesmo que curtas, no ano.

Janeiro - comecei o ano em Buenos Aires, passando mais alguns dias em Montevidéu, Vale dos Vinhedos e Vacaria
Montevidéu

Fevereiro - Ivinhema, com o Claudio, para passar o carnaval
Churrasco em Ivinhema

Março - viagem a trabalho ao Rio Grande do Sul, passando por Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Vacaria
Palestra sobre o Ciência sem Fronteiras

Abril - viagem a trabalho à Alemanha, com passadinha pela Bélgica. Foi uma viagem muito boa! No final do mês, passei mais dois dias a trabalho em Uberaba e Uberlândia, onde Claudio me encontrou e passamos um ótimo fim de semana junto com Érika, Gil e Antônia. Esta última acabou contando como viagem para o mês de maio
Colegas do mundo todo

Junho - viagem a trabalho a Teresópolis e outra por diversão a Campinas, para o Encontro de Vinhos e para encontrar com todos nossos amigos do mundo do vinho
Pedaço da Alemanha em Teresópolis

Julho - viagem muito agradável a Morro de São Paulo, na Bahia. E mais alguns dias em Ivinhema, onde encontrei com as sobrinhas, irmão, cunhada e mãe. Duas viagens para compensar o mês de agosto que ficou sem
Quarta Praia de Morro de São Paulo

Agosto - era para ser um mês sem viagens, mas um incidente familiar em fez passar quase 20 dias em Ivinhema, que entraram em setembro
Vida no campo

Setembro - na volta de Ivinhema fui direto para BH, de onde parti para Cordisburgo, local do casamento dos queridos Zé e Sabrina. Em setembro, haveria ainda a viagem a Inhotim com minhas amigas Ana, Neusa e Angela. Verdadeiro espetáculo a céu aberto!
Gruta de Maquiné, na bela Cordisburgo

Outubro - não havia nada programado, mas de repente surgiu uma viagem de trabalho para Recife, Natal, Belém e Manaus
 
Teatro Amazonas

Em novembro, foi um mês de receber os amigos que vieram para o aniversário do Claudio
Dezembro - para fechar o ano, três passeios. O primeiro a Volta Redonda, para o belo casamento da Cristiane e do João Marcos. Depois, nossa viagem de aniversário do Claudio a Buenos Aires. E, por fim, com três paradas, a viagem natalina: a Tremembé, Campinas e Secretário
Paella especial, em Campinas

Não sei se devo pedir o mesmo para 2013 ou apenas deixar rolar. Só sei que começo o ano com três viagens com passagens já compradas, para janeiro, fevereiro e julho. Bom, sinceramente, espero que surjam mais nove!

Estamos promovendo algumas mudanças em nossa vida já faz algumas semanas. Em 2013, espero dar continuidade a uma vida mais minimalista, sem tralhas, sem emoções desnecessárias, com muito planejamento.

A meta de um livro por mês e um filme por semana espero manter - e conseguir realizar.

Terei de qualquer jeito que pensar em meu projeto de doutorado. Ainda mais se quiser sonhar com um doutorado-sanduíche.

Em termos profissionais, a vida seguirá meio parecida, por enquanto.

Quero voltar a correr, dar mais atenção ao que como, quem sabe aprender a cozinhar um pouco mais e também, se conseguir vencer meus medos, a nadar.

Que 2013 seja espetacular para todos nós!

Mês de despedida do ano

Dezembro foi um mês bem agradável, com casamento, confraternizações variadas, viagem a Buenos Aires, encontros com muitos amigos na reta final, bronzeado e dias ensolarados.

Agora chega a hora de fazer o balanço do mês e do ano como um todo.
Dos planos para dezembro, pouco consegui colocar em prática, mas valeu mesmo assim. Há tempo para tudo o mais nos próximos 12 meses. 

Planos para DEZEMBRO 2012
- Imprimir fotinhos e algumas para presentear aos amigos. Não deu para fazer a seleção direito. E agora já temos algumas mais novas e legais dos encontros mais recentes.
- Dar continuidade ao uso do método GDT, aperfeiçoando-o. FEITO
- Empacotar presentes de Natal. FEITO
- Terminar trabalhos de aula. FEITO em parte, ainda tem mais um para o próximo mês. 
- Aprontar uma versão do projeto de doutorado e marcar encontro com orientador. Nem perto de conseguir... :( #angústia!
- Começar a organizar método de estudo de inglês e alemão. Ainda não deu.
- Definir como serão os posts do projeto Rio 2013. Mais ou menos.
- Viagem a Buenos Aires. FEITO e muito bem!
- Planejar últimos detalhes da ida a Tremembé, Campinas e Itaipava. FEITO
- Reorganizar livros e definir quais serão doados. Definir uma prioridade de leituras para 2013. Ainda não...
- Planejar 2013, mais especificamente os primeiros seis meses.  Ainda não...
- Terminar o planejamento da viagem de julho de 2013. Em parte
- Fazer uma limpeza nas revistas Runner. FEITO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dezembro

Dezembro é um mês engraçado. Quer dizer, dezembro faz as pessoas terem comportamentos curiosos.

Durante os outros 11 meses ninguém tem tempo para nada. O que mais se ouve é: "Estou na maior correria." "Sem tempo para respirar." "Quero férias!" "Chega sexta-feira!"

De repente, chega dezembro. O mundo continua igual, mas todo mundo quer se encontrar, marcar amigo-secreto, fazer um brinde, colocar a conversa em dia... E, como em um passe de mágica, o tempo que nunca tiveram (tivemos) ao longo de 11 meses aparece!

E logo desaparece, claro, pois são tantos compromissos que logo recomeçam as lamúrias. "Não aguento mais tanto comer." "Todo dia tem festa!" "Todo mundo resolveu se encontrar."

Não chego à conclusão alguma, mas fico pensando que somos mesmo muito enrolados, desorganizados e com uma quedinha para reclamar de tudo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Balanço de novembro e planejamento para dezembro

Eu já imaginava que novembro passaria rápido. Quer dizer, que eu teria essa sensação. Meu mês esteve dividido em duas partes. A primeira começou ainda em outubro, quando dei início à contagem regressiva para o aniversário do Claudio. Foram 40 dias de pequenos presentinhos. Os mais esperados, para mim, estavam programados para os dias 16 e 19 de novembro.

Dia 16 foi a festa surpresa que comecei a organizar ainda em abril. Planejar com essa antecedência foi a melhor coisa que fiz. Deu tempo de fazer os orçamentos com calma, de escolher o lugar contando com a ajuda dos amigos mais experientes, de convidar as pessoas de longe primeiro e dar-lhes a oportunidade também de programar a vinda com calma.

Eu fiquei muito feliz com o resultado. A festa foi no restaurante Pistache, onde reservei o deck. O serviço foi perfeito. Creio que o Claudio e os convidados gostaram. No fim de semana da festa, recebemos muitas visitas e revimos várias pessoas queridas. No final, 57 convidados conseguiram estar presentes. Assim, metade do mês passou com grande expectativa.

Passada a festa, eu ainda tinha programado outra surpresa para o Claudio: um fim de semana em Buenos Aires, para onde iremos agora dia 6! Como se trata de uma viagem, estou mais do que animada. E, confesso, foi um presente também para mim. Desta forma, a outra metade do mês, foi de expectativa em relação à viagem.

Houve outras atividades, claro, como o final do semestre na universidade. Dois seminários e três trabalhos escritos. Ainda estou terminando esses últimos. Espero conseguir fechar tudo até o dia 14 de dezembro e, aí sim, me dedicar a outros planos, como o projeto da tese.

Aproveito para registrar aqui, para meu próprio controle, uma avaliação das metas para novembro e o que pretendo fazer em dezembro. 

NOVEMBRO 2012
- Imprimir fotos do ano. Não consegui cumprir, mas tomei a decisão de imprimir somente as fotinhos de resumo dos meses, as quais terminei de preparar. Decidi imprimir menos fotos do que estava acostumada, por uma questão de espaço em casa, de dinheiro e deste novo modo de vida que estamos adotando. Ainda tenho que decidir se vou imprimir as fotos que sempre dou de presente de final de ano para os amigos.
- Começar a usar o método GTD. FEITO, mas ainda acho que tenho que me organizar melhor com o estabelecimento de prazos.
- Ir à academia com maior regularidade. FEITO, em parte. No começo do mês consegui mais. Depois, degringolou...
- Planejar Natal e Ano Novo. FEITO
- Comemorar o aniversário do Claudio. FEITO
- Começar a comprar os presentes de Natal. FEITO
- Terminar os trabalhos de aula. Ainda em processo...
- Trabalhar no projeto de doutorado. Não consegui, infelizmente.
- Voltar a estudar inglês e alemão, em casa. Ainda não deu.

Planos para DEZEMBRO 2012
- Imprimir fotinhos e algumas para presentear aos amigos.
- Dar continuidade ao uso do método GDT, aperfeiçoando-o.
- Empacotar presentes de Natal.
- Terminar trabalhos de aula.
- Aprontar uma versão do projeto de doutorado e marcar encontro com orientador.
- Começar a organizar método de estudo de inglês e alemão.
- Definir como serão os posts do projeto Rio 2013.
- Viagem a Buenos Aires.
- Planejar últimos detalhes da ida a Tremembé, Campinas e Itaipava.
- Reorganizar livros e definir quais serão doados. Definir uma prioridade de leituras para 2013.
- Planejar 2013, mais especificamente os primeiros seis meses.
- Terminar o planejamento da viagem de julho de 2013.
- Fazer uma limpeza nas revistas Runner. 

 Bom, já me parece de bom tamanho.

Sensação boa

Que felicidade! Férias. Mesmo tendo ainda que terminar três trabalhos de aula, nunca imaginei que ficaria tão feliz com o final do semestre. Tão logo concluímos a apresentação do trabalho na aula da professora Lena, fui acometida por esta sensação tão boa. Depois ainda fomos almoçar em um lugar com vista superbonita.