terça-feira, 17 de agosto de 2021

Passeio de verão

Uma amiga está preparando um livro de contos e me pediu para escrever a orelha. Fiquei muito lisonjeada pelo convite. Espero que o texto saia à altura. 

***

Na semana passada, vi no jornal local uma matéria sobre um Biergarten e me dei conta de que nunca havia feito uma busca no Google sobre os Biergärten que existem nos arredores de Heidelberg. No final, acabamos indo no mencionado no jornal, mas agora sei que existem alguns outros. 

Para chegar até o Bierhelderhof foram 3,5km de subida, mas valeu a pena. O caminho era interessante. Logo depois de deixarmos a região central da cidade, escolhemos atravessar um cemitério, que é enorme! Como não tínhamos pressa, fomos conhecer os túmulos de algumas celebridades locais, como o de Max Weber e o do ex-presidente Friedrich Ebert

O dia estava bem quente, talvez um dos mais quentes desse verão claudicante. Na volta, acabamos indo a outro cemitério, por acaso, onde estão enterrados soldados da primeira e da segunda guerras mundiais. Estava absorta, observando as datas de nascimento e morte dos soldados, quando me dei conta de que ali estavam enterrados nazistas. Foi meio louco a transformação dos meus sentimentos. De repente, não senti mais dó de quem morreu aos 20, mesmo sabendo que nem todos que vão para as guerras defendem os ideais dos comandantes.

***

"O caçador de pipas" não me sai da cabeca nos últimos dias. Assim como não consigo parar de pensar nas meninas e mulheres que precisarão continuar a viver no Afeganistão. que tristeza enorme. E que ódio desses homens broncos que consideram as mulheres como nada.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...