terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Diário do câncer 12 - mensagem para mais alguns amigos

01.08.2022

Estava esperando o melhor momento para dar uma notícia não muito agradável, mas quando seria esse melhor momento? Estou há oito semanas de licença médica. Em maio, recebi o diagnóstico de um câncer de mama e minha vida parece ter saído um pouco do prumo. O primeiro mês foi repleto de exames, ultrassons, tomografias. Por sorte, não houve metástase. Em junho, começaram as sessões de quimioterapia. Amanhã será a oitava. São duas fases com quatro ciclos cada, com medicamentos diferentes, que seguem até pelo menos o fim de outubro. As aplicações são semanais. Ou seja, um longo caminho.

Na semana passada, completados dois ciclos, fiz novamente mamografia e ultrassom. O tumor diminuiu pela metade e perdeu um pouco da força. A médica que acompanhou os exames ficou feliz com os resultados, mas, ainda tão longe do final, sempre avaliam com cautela.

Até a semana passada, estava me sentindo muito bem, com poucos efeitos colaterais. Tirando o cabelo, que raspei já faz um mês – logo depois de minha mãe ainda me ver com a aparência “normal” –, não tinha sentido grande impacto dos remédios. Na semana passada, pela primeira vez, senti-me exausta, em um grau que nunca havia vivido antes. Também parei de sentir o gosto de alguns alimentos, o que é bem ruim, pois acaba tendo um impacto grande na alimentação. Hoje já estou bem melhor, mas amanhã tem nova sessão.

Queria ter melhores notícias, mas queria dividir isso com vocês, pois noto que o apoio dos amigos faz bem.

Espero que vocês estejam bem.

Beijos

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...