quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Diário do câncer 10 - estudos científicos

24.06.2022

Estudos

Desde que soube do câncer de mama, fui convidada para fazer parte de quatro estudos. Aceitei todos. O primeiro, chamado Cognition, diz mais respeito ao câncer em si. Por causa dele, fiz uns exames extras, para que o acompanhamento possa ser melhor. Se descobrirem algo a mais, podem me avisar e adequar meu tratamento.

O segundo estudo chama-se Benefit e tem a ver com câncer e prática esportiva. Antes da quimio, fiz um teste de esforço no NCT, de força e de memória. Após iniciar a quimio, comecei finalmente a prática. Fui colocada no grupo de pacientes que farão exercícios de força durante o tratamento. Fui duas vezes à academia na universidade e recebi orientação sobre os exercícios. Na terceira vez, farão um exame de força. Depois terei de ir duas vezes por semana sem horário marcado e me exercitar em casa uma vez. Acho que isso me fará muito bem.

O terceiro estudo está relacionado ao uso do Port. Eu levo um questionário comigo sempre que vou tomar a quimio. Também responderei alguns questionários de tempos em tempos.

O quarto estudo é sobre o app Enable para pacientes com câncer. Estou gostando de usar, tem todas as minhas consultas agendadas e informações sobre efeitos colaterais e sobre os medicamentos.

Eu vou fazendo parte enquanto estiver me sentindo bem.

Agora, que já estou quase no final do meu tratamento, posso escrever um pouco mais sobre os estudos. O Cognition ainda segue em andamento. Creio que me acompanhará até o último momento do tratamento.

O Benefit chegou (quase) ao fim quando terminei a quimioterapia. Antes da cirurgia ainda consegui ir fazer a avaliação intermediário, com teste de esforço e de memória. Descobri naquele dia que terei ainda mais teste em seis meses, ou seja, em junho de 2023. Devido a esse estudo, logo após receber a medicação da quimio, eu fazia um exame de sangue.
Eu falhei completamente na realização da meta de dois dias de academia por semana. Consegui ir em média uma vez e olha lá. Nunca fui muito de esporte e foi um verdadeiro desafio. Em casa, os exercícios até funcionaram, mas o ir à academia foi até meio traumático. Praticamente toda semana eu recebia uma ligação das coordenadoras do estudo para saber como eu estava. Houve semanas de cansaço, mas também houve semanas com visitas ou que eu não estava a fim. Até perguntei se não era melhor eu sair do estudo, mas acho que não é tão fácil conseguir participantes e elas me convenceram a ficar. A minha pouca participação também seria útil para o estudo. 

O estudo relacionado ao Port terminou ontem, com a ligação de uma pesquisadora. Ao longo de seis meses eu carreguei um diário do Port toda vez que ía para a quimio. Uma enfermeira respondia algumas perguntas. Ao final da quimio, enviei o diário para os pesquisadores e respondi a um questionário. Nesse período, recebi duas ligações. 

O estudo sobre o app Enable foi bem tranquilo. O que mais tive que fazer foi responder a questionários, muitos deles, no próprio app e enviados pelo correio. Lá pelas tantas alguém me ligou para fazer um teste de eye tracking, mas como sou míope, acabaram me descartando. Eu uso o app toda semana, acho bem úteis as dicas compartilhadas. Os horários das consultas nem sempre são os reais, mas ainda assim é um bom lembrete. 

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...