terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Diário do câncer 14 - os primeiros pensamentos sobre a cirurgia

24.08.2022

Na semana passada, tive o encontro com dois médicos para falar sobre a reconstrução da mama. Foi uma conversa curta. Os médicos tentam retirar o mínimo possível, mas se o patologista encontrar ainda algum resquício do tumor, é feita uma nova cirurgia. Se o peito é retirado somente em parte, é obrigatório fazer radioterapia depois. Isso também pode levar alguns meses. A médica me perguntou o que eu esperava: não ter um segundo câncer de mama.

Dias depois, por acaso, conversei com a esposa do dono da marcenaria que fica aqui perto de casa. A irmã dele tem um tumor também. Havia tido um câncer de mama, quando estava quase no fim do tratamento, descobriram um segundo. Ela havia retirado apenas parte da mama. Segundo a irmã, os médicos preferem esse procedimento menos invasivo, pois caso o câncer volte, há chances de ser na mama e não em outro órgão. Eu fiquei impressionada com a conversa e meio depressiva depois. Eu não gostaria de ter um segundo tumor.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...