terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Diário do câncer 13 - controle semanal do exame de sangue

05.08.2022

O resultado do exame de sangue semanal virou um momento de expectativa. À medida que o corpo vai recebendo mais medicação, vai ficando mais lento na produção de sangue. Eu não entendo muito, mas a quimio ataca a produção de células que se reproduzem rápido, como as células dos tumores, mas não só. Assim também são as células dos cabelos, da saliva e do sangue. A produção de glóbulos vermelhos e brancos fica mais lenta. A quimio só é permitida quando os níveis estão aceitáveis. Já ocorreu duas vezes de estarem abaixo do esperado.

Nesta semana, para dar uma força na produção tomei um remédio por três dias e ontem fiz uma transfusão de sangue. Vamos ver como serão os resultados no próximo exame. Segundo os médicos, não há muito que eu mesma possa fazer para ajudar. Claro que se alimentar bem sempre ajuda, mas não ao ponto de produzir mais ou menos glóbulos. É algo que o corpo tem que resolver sozinho. Os remédios que tomei eram ampolas e eu mesma apliquei na minha barriga. Fiquei pensando que não foi a primeira vez que fiz isso, mas não lembro agora quando eu mesma tive que aplicar injeções na barriga.



24.08.2022

A transfusão de sangue e os remédios para aumentar os glóbulos brancos deram muito resultado. Agora, os dados preocupantes têm relação com o fígado. Contra isso, por enquanto, não recomendaram nada. É como se o corpo tivesse que se virar sozinho.


Faz algumas semanas que tiramos uns dias de férias. Eu queria um lugar bem tranquilo para não fazer nada. T. queria uma hospedagem que fugisse um pouco do comum. Depois de pesquisar um pouco, achamos uma minicasa na região norte da Floresta Negra, ou seja, a menos de 40 minutos de casa. Eu nem sabia o que esperar, confesso, mas foi muito melhor do que eu poderia imaginar. A casinha, contando o “andar” de cima, tinha 22m². Banheiro e cozinha ficavam num antigo celeiro. Eram duas casinhas, a outra foi ocupada por uma simpática família da Áustria. 

Os vilarejos e cidades próximas ficavam a no máximo 20 minutos. Fomos a Bad Liebenzell, Calw, Hirsau, visitamos uma loja num sítio (em que o caixa ficava aberto numa mesa para você mesmo fazer o troco), fomos às águas termais, comemos bem - mesmo que meu paladar estivesse fazendo greve. O nosso vilarejo, Bieselberg, tinha menos de mil habitantes e só, nem padaria, nem mercado, nem restaurantes, mas casas bonitas e um céu muito estrelado.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...