quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Repassando fevereiro

Alimentação e atividades físicas

Fevereiro foi um mês para dar continuidade a decisões tomadas para 2013, como seguir um cardápio semanal e organizar as compras de forma mais racional e econômica. Comemos algumas vezes fora de casa, mas muito menos do que estávamos acostumados. Isso acabou ajudando tanto na manutenção de uma alimentação mais saudável quanto na diminuição de gastos.

Nunca imaginei que me daria tanta satisfação fazer nossas próprias refeições. Para mim, isso é um universo novo. Apesar de saber fazer o básico e não ter problemas para preparar uma comidinha simples, nunca fui de cozinhar. Sempre que alguém me perguntava se eu sabia cozinhar, respondia que tenho um cozinheiro em casa.

Essa situação tem se alterado aos poucos. Como Claudio vai à academia mais tarde do que eu, acabo começando a preparar nosso jantar. Tenho tido mais coragem, mesmo que nem sempre minhas receitas fiquem como nas fotografias dos livros/blogs. As receitas mais complicadas ainda deixo para o Claudio executar.

Aquelas que envolvem preparação de massas, também deixo que ele faça. Mais porque esta é sua paixão no momento. Em fevereiro, Claudio testou receitas de pão sírio, ciabatta, francês e pastel de forno integral. Ficaram todas muito boas! Também fizemos nosso primeiro pão integral na panificadora, obtendo um resultado muito bom.

É muito bom saber o que estamos comendo e, mais ainda, nas quantidades adequadas.

Em fevereiro, consegui ir à academia 16 vezes e comecei o plano de corridas. Já estou terminando a terceira semana. Durante a viagem a Goiás, fizemos caminhadas. Então estamos fechando o mês com um bom saldo de atividades físicas.

Durante a viagem no carnaval, nos encontramos com vários amigos. Foi muito legal observar que todos começaram uma mudança de hábito deste o início do ano. Havíamos nos encontrado nas vésperas do Natal, então foi fácil fazer uma comparação. Mais de um mês depois, todos estamos realizando algum tipo de atividade física e cuidando da alimentação. Se for juntar o que todos já eliminamos de sobrepeso, daria fácil bem mais de 10 quilos.

Nossa nova atitude trouxe bons resultados para nós dois. Além de diminuirmos alguns quilos, obtive ótimos resultados no último exame de sangue. Além, claro, de não precisar ficar ajeitando a roupa a cada cinco minutos, algo que estava começando a ficar recorrente por conta dos quilos extras. Agora, a 1kg da minha meta, estou bem mais feliz.

Estudos e trabalho

Ao começar o mês, estava meio emperrada com os estudos. Precisava revisar e reescrever meu projeto de doutorado. Bom, ainda não está concluído, mas tive uma nova ideia e já consegui esboçá-la. Ainda há muito trabalho pela frente, mas consegui sair do zero.

Optei fazer apenas duas disciplinas do doutorado e deixar a última para o próximo semestre. Assim, terei mais tempo para me dedicar com calma a essas duas. Acho que será mais produtivo. 

Ainda não deu para organizar meu tempo para estudar tudo que acho que deveria, mas tomei algumas decisões. Neste semestre, voltarei ao curso de alemão. Farei minha matrícula amanhã no Goethe. Não será para um curso regular, mas uma espécie de reforço, chamado Training Deutsch C1/C2. Acho que vai ajudar a recuperar alguma coisa.

Em fevereiro também apareceram uns frilas. Eles costumam surgir quando menos se espera. Existe um em especial que gosto muito de fazer. Basicamente é ler livros e fazer releases. Já faço isso para uma editora há mais de seis anos. Neste mês, foram três. E acabei de receber e-mail para fazer mais um. A graninha extra será muito bem gasta na viagem de julho. :-)

No trabalho oficial, o ano parece ter começado para valer. Acabou a pasmaceira das primeiras semanas pré-carnaval. Finalmente!

Um comentário:

Daise disse...

As fotos das comidinhas e dos bolos postadas no instagram são pra matar de vontade. =P

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...