Este blog já se chamou Cenas do Rio na época em que morei no Rio de Janeiro. O título nunca fez muito sentido, pois o Rio acabou nunca sendo o tema principal. Acho que o novo título, Uma vida em vários cenários, tem mais a ver neste momento. :) O endereço, porém, por ora, continuará o mesmo.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Viajar e outros pensamentos
Hoje, lendo a coluna desta semana da Eliane Brum, na Época, me deparei com um trecho que adorei: "Viajar é uma escolha profunda, que não depende da distância nem do destino. Nela, estamos sempre sozinhos, ainda que no meio de hordas de turistas. As paisagens externas iluminam nossa paisagem interior, para o bem e para o mal. Não visitamos Roma, Nova York ou Paris, as pirâmides do Egito, o deserto do Saara, as savanas africanas, o Rio de Janeiro, a Amazônia ou o outro lado da rua. O que fazemos é revisitar a nós mesmos no contato com diferentes culturas e percepções de mundo. A mudança de paisagem ilumina os cantos escuros dos precipícios e as profundezas dos lagos que nos habitam. Sempre esperamos que exista em nós um belvedere, é esta a nossa expectativa ao viajar. E nem sempre é um belvedere o que encontramos. Por isso toda viagem é subjetiva e, possivelmente, quando detestamos um lugar ou um povo é porque não gostamos do que vimos em nós."
O texto completo pode ser lido em http://migre.me/1Mq8R.
***
Hoje foi o segundo dia de Enancib, o encontro anual para tratar de ciência da informação. Participei como monitora do Grupo de Trabalho 8. Este grupo trata de informação e tecnologia. Muito interessantes os trabalhos que ouvi e melhor ainda o debate após as apresentações. Valeu a pena. Amanhã tem mais.
Estou gostando bastante dessa história de compras coletivas. Já economizei uma boa grana em vários programas. Claro que aquela hidratação no cabelo ou a limpeza de pele talvez não fossem feitas agora, mas pelo preço pago, nem dá para se arrepender da compra por impulso.
Ontem, reencontrei vários colegas do mestrado que não via há muito tempo. Não fizemos mais matérias juntos. Também encontrei os companheiros de sempre. Dá uma alegria conversar um pouco, nem que seja nos poucos minutos entre uma apresentação ou outra. São tão afetuosos os abraços e atenciosos os sorrisos que dá um calorzinho no coração.
Na semana passada também tive uma boa dose de carinho. Reencontrei pessoas do tempo do colégio. Não colegas, mas professoras. E a avó de uma amiga de infância. Ela me abraçou de maneira tão terna que quase chorei. Eu ia muito a casa dela quando era criança, junto com a minha amiga.
Amanhã, minha sobrinha Isabelle completa 4 anos! E na segunda é a vez do Nicolas, meu afilhado mais novinho, chegar aos 5! Tão bonitinhos!
Achei que isso nunca iria acontecer, mas... o Zona Sul acabou com o preço promocional das pizzas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma viagem ao frio
Estou no Brasil faz três dias. Depois de quase 30 horas de viagem, cheguei à casa da minha mãe. No dia em que peguei o avião na Alemanha, el...
-
Desde que moro no Rio, leio a coluna da Martha Medeiros na Revista do Globo, ou seja, quase todo domingo. Antes de mudar-me para cá, eu era ...
-
Logo depois que eu voltei da Alemanha, comecei a procurar as informações sobre os meus antepassados italianos. Naquela época, ano 2000, a in...
-
Em dezembro de 2011, viajamos de Porto Alegre até Colônia do Sacramento de carro. Foi uma ótima experiência. A viagem é muito tranquila. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário