segunda-feira, 18 de maio de 2020

Anotações da pandemia 3


 Heilbronn

A partir de hoje, 18 de maio, restaurantes, bares e, viva!, Biergärten estarão novamente abertos no estado de Baden-Württemberg. Desde o começo do mês de maio, lojas de todos os tamanhos foram autorizadas a reabrir as portas. Ao caminhar pelas ruas, percebe-se uma sensação de quase normalidade, quebrada aqui e ali por pessoas com máscaras, cartazes recomendando a distância de dois metros de outros consumidores e, em alguns casos, filas nas portas dos estabelecimentos, que agora limitam o número de clientes dentro das lojas.

Nesta semana, teremos mais um feriadão, mas apesar do afrouxamento do distanciamento social ainda não é possível programar uma pequena viagem. Hotéis permanecerão fechados até dia 24, o que é um pouco frustrante. Ao mesmo tempo, como afirmou recentemente a chanceler Angela Merkel, melhor ir devagar do que precisar retroceder neste ganho de mais liberdade. O número de casos ativos no país é relativamente baixo no momento, menos de 20 mil, mas para o cenário mudar, não precisa muito esforço. Os municípios estão atentos ao número de contaminados por semana, para avaliar as decisões tomadas até agora.

Aos poucos, os serviços vao sendo restabelecidos. Apesar de os horários de trens ainda não estarem totalmente normalizados, os ônibus voltaram a funcionar normalmente neste mês - em parte de março e em abril, algumas linhas foram desativadas em Heidelberg, por exemplo. Durante o período mais severo do distanciamento, estava proibido ocupar os gramados e parquinhos, assim como encontrar mais de uma pessoa por vez. Agora o tamanho dos grupos foi ampliado e já é possível aproveitar os fins de tarde ao ar livre à beira do rio Neckar. As crianças, ainda com algumas restrições, estão autorizadas a usar os parquinhos.

As escolas vêm sendo reabertas gradativamente nas últimas semanas. O número de aulas ainda será bastante limitado por um bom tempo, assim como o de alunos em sala. Estudantes alternam três dias de aula em uma semana na escola com uma semana totalmente em casa. Os professores precisam fazer um planejamento muito cuidadoso do que será ensinado nas aulas presenciais, para conseguir prover atividades suficientes para o período em que os alunos ficarão em casa. Não é fácil para ninguém. A coparticipação dos pais no monitoramento dos estudantes tem sido fundamental.

Creches e jardins de infância permanecem fechados, fazendo atendimento de emergência apenas a crianças cujos pais precisam obrigatoriamente trabalhar, atuando nas chamadas profissões relevantes para o sistema, como enfermeiras, policiais etc. Como a recomendação é evitar que as crianças encontrem-se com as pessoas idosas da família, as mães, especialmente as que trabalham fora, estão há pelo menos dois meses em uma rotina alucinante, que compreende dar conta do próprio trabalho de forma remota, auxiliar as crianças nas atividades escolares, cuidar de filhos pequenos e ainda realizar as atividades corriqueiras de casa.

A Alemanha parece ter enfrentado a situação até agora de maneira mais leve do que os países vizinhos. Um bloqueio total não foi necessário, pois o sistema de saúde nunca chegou ao limite. Outro aspecto que pode ter ajudado foi o engajamento da maior parte dos moradores. Apesar de os alemães prezarem pela liberdade e nem todos concordarem com as decisões dos governantes, no período mais severo da pandemia no país, as recomendações foram seguidas pela grande maioria.

Atualmente, porém, surgem manifestações contrárias ao distanciamento em diversas cidades com pessoas que defendem as mais alucinadas teorias da conspiração. Muitos acusam os governos de excesso, baseados somente no fato de que não terem conhecido ninguém que tenha sido infectado – o que, de certa forma, atesta que as medidas tomadas deram resultado positivo.

Um novo estado de normalidade estabelece-se aos poucos, ao mesmo tempo em que se espera que o pior já tenha mesmo ficado para trás.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...