terça-feira, 6 de outubro de 2020

Pandemia - segundo tempo

O instituto em que trabalho está desde marco com atendimento limitado. O trabalho interno segue mais ou menos sem alteracoes - com a diferenca de que muitos colegas trabalham de casa -, mas a recepcao ao público externo mudou completamente. Antes era um ambiente mais "barulhento", com pessoas circulando pelos corredores, as salas de leitura da biblioteca relativamente cheias, palestras, encontros, burburinho de grupos indo almocar juntos. Tudo isso parou. As salas de leitura lentamente recebem alguns poucos visitantes previamente registrados e que apresentam teste negativos do vírus caso venham do exterior. 

A máscara já se tornou algo normal e, para a maioria, aceitável. Raramente se vê alguém sem. Talvez sejam pessoas como eu que entra no ônibus, saca o celular, esquece da vida e só percebe que está sem máscara uns 5 pontos adiante ao ouvir o anúncio rotineiro da obrigacao de usar protecao que cubra o nariz e a boca. A multa é de 50 euros. Por sorte, nas duas vezes que estava no mundo da lua nao houve controle. Aliás, atualmente é mais fácil ter controle do uso de máscara do que de passagem.

De abril até junho era uma maravilha ir de trem daqui até Baden-Baden. Sempre estava vazio. No verao ou desde que temos que usar máscara no transporte público, a minha impressao é de os trens estao bem mais cheios. Eu ainda evito sentar ao lado de outras pessoas.

Eu consegui ir quase que diariamente de bike para o trabalho durante seis meses - do comecinho de abril até o final de setembro. Desde que o outono comecou, porém, também comecou a chuva. Com frio eu até encararia andar os 8km de bicicleta, mas com chuva já acho mais complicado. Quem sabe quando eu estiver morando mais perto. 

Aliás faltam 18 dias para eu deixar o apartamento em que moro agora. Estou animada para comecar uma nova vida no novo endereco, mas para isso ainda faltam mais de 5 semanas...

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...