segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tão refinado, mas tão 'miudeiro'

Sábado passado fui ao Garcia e Rodrigues com uma amiga para uma sobremesa. Cada uma escolheu uma ótima sobremesa e foi tudo bem.
Quando veio a conta, resolvemos dividir os R$ 40,32, pois as sobremesas tinham o mesmo preço: R$ 18 cada uma.
Paguei com cartão e falei para o garçom colocar R$ 20,32 centavos, para minha amiga não precisar trocar os R$ 22 que ela estava colocando para pagar a parte dela. Assim, ela pagaria R$ 20 redondo. O garçom passou R$ 20,16.
Pensei: - ah, tudo bem. R$ 0,16 centavos não é nada.
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que para o Garcia e Rodrigues 16 centavos são sim alguma coisa.
Ela entregou os R$ 20 e o garçom:
- Faltam 20 centavos.
Eu não acreditei e falei:
- Mas esses 20 centavos fazem parte dos 10%, você vai querer mesmo?
O garçom impassível. Lá fomos nós catar os 20 centavos. eu tinha 5 centavos, minha amiga colocou mais 10 em cima da mesa, quando finalmente o homem se mexeu:
- Quinze está bom.
Fiquei indignada. Depois é que me dei conta que ele falou 20 quando na verdade eram 16. E mais ainda por isso estar dentro dos 10% OPCIONAIS! E que diga-se de passagem nem são 10% lá no Garcia e Rodrigues, mas 12%!!! Pois 4,25 não são 10% de R$ 36 nem aqui, nem na China.
Tão cedo não volto mais lá!

2 comentários:

Roberta Lippi disse...

Miudeiro que consegue a proeza de cobrar R$ 18 por uma sobremesa e ainda reclamar por centavos? Jisuis!!!!

Marcão disse...

Rafa,
Me permita enviar seu post para a Luciana Froes, editora de gastronomia do O Globo!
Tambem, recomendo voce enviar este belo texto para programafurado@oglobo.com.br e se possivel com uma foto da notinha do cartão!
Aprendi que estes lugares temem mais um jornal do que uma vigilancia sanitaria ou um PROCON!

Fui ali, mas já voltei

 Apenas para dizer que este blog ainda existe, um rápido post. :-)  Estive de férias. Duas vezes. Duas semanas em abril e depois duas semana...