quarta-feira, 15 de maio de 2019

Imposto de renda... na Alemanha

Ontem recebi o resultado da minha declaração de imposto de renda aqui na Alemanha.

Foi uma felicidade saber que deu tudo certo. 

Pão-dura como sou, resolvi eu mesma fazê-la e essas coisas sempre dão um medinho, em mim, pelo menos. Em janeiro tirei algumas horas para ler o site em que havia as explicações sobre como fazer, tirei algumas dúvidas em uns blogs e fóruns e resolvi encarar. Lá por abril recebi uma carta do departamento de Finanças de Heidelberg pedindo alguns comprovantes. Providenciei e fiquei meio apreensiva. Não com medo de pagar alguma coisa, pois já sabia de antemão que receberia uma restituição, mas de não aceitarem, eu ter que refazer e ser obrigada a contratar alguém. 

Ontem, recebi o comprovante e, finalmente, fiquei sabendo quanto era minha restituição. Abri um sorriso de orelha a orelha. Era mais do que o dobro do que eu havia esperado. E isso mesmo meus comprovantes do curso de alemão não tendo sido considerados. Vai dar para pagar as despesas de hotel e transporte das viagens que farei nos próximos dois feriadões. O que me deixou mais feliz, porém, foi ter conseguido ter feito sozinha um processo todo em alemão e com termos complicadíssimos.

No Brasil, eu também fazia a minha nos últimos anos, depois de meu compadre contador ter esclarecido alguns tópicos mais complicados anos antes. Neste ano, como fiz a saída fiscal definitiva do país, tive de fazer a declacao de despedida, por assim dizer. Senti mais ou menos o mesmo  quando resolvi fechar minha conta no Banrisul.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...