Este blog já se chamou Cenas do Rio na época em que morei no Rio de Janeiro. O título nunca fez muito sentido, pois o Rio acabou nunca sendo o tema principal. Acho que o novo título, Uma vida em vários cenários, tem mais a ver neste momento. :) O endereço, porém, por ora, continuará o mesmo.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Mudanças de rumo
Dia desses, em um texto de Nonaka & Takeuchi, li algo relacionado aos benefícios das mudanças, ou melhor, os benefícios de uma chacoalhada na rotina. Eles falavam que de vez em quando é bom dar uma alterada na rotina de uma empresa para que os funcionários saiam da zona de conforto e evoluam de alguma forma.
Hoje, tomando café num supermercado aqui perto de casa, vivenciei uma situação que cabia bem nessa teoria desenvolvida por eles. Não se tratava de uma vivência em uma empresa, o que prova que a questão tratada por eles também se aplica a questões pessoais.
Eu estava no caixa pagando o café quando uma moça bem bonita, com um cabelão até a cintura, chegou para falar com um dos funcionários do supermercado. Ela estava contando a ele como tinha colocado aquele cabelão. Não me contive e soltei um: “Sério que esse cabelo todo é aplique?”. Ela sorriu e falou: “Sim!”, toda feliz. Então, perguntei que tamanho era o cabelo original. Ela respondeu que era bem curtinho e ralo. Trocamos mais algumas frases e, de repente, ela falou baixinho: “Sabe o que me fez fazer isso? Um tremendo pé na bunda.”
Comentei algo sobre ela ter o mundo inteiro para ser descoberto agora, me despedi dizendo que o cabelo havia ficado muito bonito – e ficou mesmo – e segui viagem pensando em como as mudanças – planejadas ou não – sempre resultam em algo positivo. Em um primeiro momento, pode parecer que não, mas passado um tempo, seja qual for o tipo de ruptura, ela levará a pessoa a algo melhor do que ela tinha antes. Eu, pelo menos, afeita a mudanças como sou, sempre encaro dessa forma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma viagem ao frio
Estou no Brasil faz três dias. Depois de quase 30 horas de viagem, cheguei à casa da minha mãe. No dia em que peguei o avião na Alemanha, el...
-
Desde que moro no Rio, leio a coluna da Martha Medeiros na Revista do Globo, ou seja, quase todo domingo. Antes de mudar-me para cá, eu era ...
-
Logo depois que eu voltei da Alemanha, comecei a procurar as informações sobre os meus antepassados italianos. Naquela época, ano 2000, a in...
-
Em dezembro de 2011, viajamos de Porto Alegre até Colônia do Sacramento de carro. Foi uma ótima experiência. A viagem é muito tranquila. ...
Um comentário:
:o))) cheguei ao seu blog pesquisando sobre textos do nonaka!
Algo que pode se relacionar com "mudanças de rumo" é a "teoria do divertimento" ou "FunTheory"!
veja,
Como mudar o comportamento das pessoas para melhor?
Diante de uma escada rolante e a outra convencional, qual você optaria para chegar ao seu destino? Obviamente quanto menos esforço melhor e por isso a grande maioria das pessoas optaria pela escada rolante.
Mas se sabemos que subir escadas pode ser um ótimo exercício capaz de melhorar nossa saúde, como mudar o comportamento das pessoas para que optem pela escada convencional? Simples: Faça com que isso se torne divertido para elas.
Veja o que rolou em Estocolmo, capital da Suécia (7° no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, IDH), numa iniciativa batizada de “Teoria do Divertimento”.
http://www.youtube. com/watch? v=2lXh2n0aPyw
Postar um comentário