terça-feira, 11 de outubro de 2022

Diário do câncer de mama 3 - minha rotina nas sessões de quimioterapia

Escrevo este post no dia da minha penúltima sessão de químio. 

Até agora, não posso reclamar, as sessões foram sempre tranquilas. 

Eu explico um pouco nas anotações abaixo, mas vou descrever um pouco como foram. Vai que alguém precisando saber um pouco mais chega até aqui. :-) 

A minha quimioterapia foi dividida em duas fases. 

A primeira teve duração de 12 semanas. Foram quatro ciclos, com aplicações no dia 1, dia 8 e dia 15. 

No dia 1, eu ía ao NCT para receber toda a medicação: Placitaxel, carboplatin e prembolizumb mais uns remédios contra enjoo e alergia, que me davam um sono danado. A rotina no dia da quimio sempre era: chegar ao NCT; mostrar o certificado de vacinação contra covid; ir à secretaria do setor ginecológico para se registrar; fazer um teste de covid; esperar 20 minutos; se negativo, voltar à secretaria e pegar minha pasta com todos os detalhes do meu tratamento; ir à seção onde é realizada a químio e entregar a pasta; esperar. 

A espera foi sempre muito variada, de 5 minutos a uma hora. A enfermeira chefe do dia nos informa em qual setor da enfermaria eu receberei o tratamento. O setor é composto normalmente por 5 cadeiras com certa distância uma da outra. A enfermeira responsável pelo setor já prepara o Port para receber a medicação e a paciente fica aguardando ser chamada para a conversa com o médico. 

Nesse meio tempo, a enfermeira ou uma senhora que faz trabalho voluntário vem perguntar se queremos chá, café, uma coca-cola :-) e um biscoito. Também é possível pedir uma coberta e um travesseiro. As enfermeiras também aproveitam esse momento para perguntar como a paciente está e dar dicar sobre como evitar ou diminuir os efeitos colaterais. Toda semana, caio em um setor diferente, mas as enfermeiras do NCT são sempre muito atenciosas.

O tempo da espera pelo médico pode variar muito. Hoje, por exemplo, esperei três horas (!), mas estava bem instalada, então nem senti. A consulta é feita em uma sala separada, mas já presenciei algumas vezes a conversa de médicos com outras pacientes ali mesmo. Comigo aconteceu somente uma vez. Prefiro ir para um lugar mais reservado. 

O médico tem uma rotina de perguntas: se está tudo bem, como está se sentindo, se sente dores nos dedos, se teve febre. Até mais ou menos a semana 8, minha resposta era sempre: estou me sentindo maravilhosa, numa tradução tosca do que falo em alemão. :-) Somente a partir dos dois meses de tratamento, comecei a me sentir mais cansada. O médico analisa então os resultado do exame de sangue feito sempre no dia anterior. A quimioterapia ataca células que se multiplicam de forma rápida, como as do sangue, dos cabelos, da saliva e outros líquidos do corpo. Por isso, o exame de sangue mostra bem se o tratamento está surtindo efeito ou não. 

Liberada pela médica, vou com minha pasta marcar a próxima químio na semana seguinte. No caminho, aproveito para pegar algo na cafeteria com meu vale de 6 euros - toda vez, recebo um deles. Na volta ao setor da enfermaria, finalmente começa a aplicação dos remédios. Primeiro um comprimido contra enjoo. Depois, os medicamentos contra alergia e enjoo. Aí tinha uma pausa de meia hora. Finalmente começava a aplicação. Eu nunca fiquei menos do que quatro horas no NCT. Numa das vezes em que a espera foi surreal, eu fui a última a sair da clínica. Já estava tudo escuro, só eu e a enfermeira.

Nas primeiras duas semanas, o T. me levou e buscou. Depois, como eu me sentia bem, acabamos optando por eu ir e voltar a de ônibus, pois fica a clínica fica a somente 12 minutos de casa. Hoje até voltei caminhando. Algumas colegas de químio vão de táxi, pois moram em outras cidades. O plano de saúde cobre o transporte, mas achei que dava mais trabalho providenciar sempre um táxi do que caminhar até a parada de ônibus.

Bom, encerrada medicação, é feita a coleta de sangue para uma pesquisa da qual faço parte e depois estou liberada. Outra hora conto como funciona com o Port, o catéter que foi implantado para poupar as veias. 

Nos dias 8 e 15, recebo somente uma medicação, mas os procedimentos são iguais. Só a duração da estadia na clínica é mais curta.

Na semana seguinte, recomeça tudo de novo. Até fechar quatro ciclos. 


"30.05.2022

Consulta e apresentação do tratamento


Nesta consulta com uma médica do NCT recebi todas as informações sobre meu tratamento: primeiro, quimioterapia e depois, cirurgia. Quimioterapia por 20 semanas, em dois ciclos. No primeiro, quatro vezes um coquetel de medicamentos a cada 22 dias mais a aplicação de um dos medicamentos semanalmente. O segundo ciclo com mais 4 vezes outro coquetel de medicamentos a cada 15 dias. Passei a chamar os dias com aplicação do coquetel de quimioterapia completa e os dias com apenas um de quimioterapia compacta."

3 comentários:

Daniela disse...

Oi Rafa, que bom que você está passando bem pela quimioterapia! Não ter enjoo é muito bom, porque quando a gente fica enjoada não consegue comer direito, e isso deixa a gente desanimada, sem energia. Os tratamentos atuais estão muito avançados, com maior em eficácia e menos efeitos colaterais.

Espero que tudo corra bem na cirurgia! É uma ótima notícia estar localizado!

Eu já tinha lido sobre isso, que em alguns casos é melhor fazer a quimio antes da cirurgia, para a cirurgia não ser tão radical. É uma abordagem mais moderna por assim dizer.

Estou te mandando muitas energias positivas, sinta-se abraçada! O caminho é individual mas falar os medos em voz alta, ou escrever sobre eles, no teu caso, ajuda a colocar as coisas em perspectiva. E espero que ajude saber que muitas passaram pelo mesmo caminho, e que terminou tudo bem.


Um grande beijo!

Daniela

Rafaela disse...

Obrigada, Dani!

Anônimo disse...

Obrigada por explicar como está sendo o tratamento, Rafa! A gente nunca sabe se um dia vai precisar.

Fico feliz pelo tratamento estar sendo tranquilo. Torcendo muito para continuar assim e dar tudo certo.

Abraços fortes,
Lud

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...