quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Diário do câncer de mama 6 - a primeira quimioterapia

 14.06.2022

Primeira quimioterapia, dia 1

Eu estava bem nervosa naquele dia, acordei supercedo. Comi meio Bretzel. Estava com medo de comer demais e passar mal. Não saber como o corpo vai reagir talvez seja um dos maiores desafios psicológicos no dia do tratamento. T. me ajudou a arrumar tudo que queria levar: livro, fones de ouvido, os remédios, água, chá de gengibre, algo para beliscar, uma mantinha, um casaco e os acessórios gelados para colocar nos pés e nas mãos durante a infusão do remédio. Quando chegamos na clínica pouco antes das 8h, fui fazer o teste de covid e entrei. Um senhor estava deixando uma pessoa lá, me olhou rápido, viu minhas bolsas todas e soltou uma exclamação, me olhou novamente com dó e desejou: “Alles Gute!”

Eu estava meio nauseada de nervosa, mas fui seguindoe um passo de cada vez: o registro no guichê, a apresentação do teste, as primeiras informações sobre o que fazer. Peguei meus documentos, levei aonde deveria, esperei um pouco. Logo depois, me mostraram onde era meu lugar, minha poltrona. Arrumei todas as minhas coisas lá e fiquei esperando ser chamada pela médica. Enquanto isso, uma enfermeira me passava algumas informações sobre efeitos colaterais e dicas. A consulta com a médica foi direta e simples. Estava liberada para começar. Antes, fui à cafeteria com meu vale e troquei por frutas e uma bebida.

Primeiro tomei um comprimido e recebi um pouco de soro para limpar meu Port. A agulha que seria usada naquele dia havia sido instalada na cirurgia no dia anterior. Tomei os primeiros remédios, que são para evitar enjoo e alergias. O primeiro medicamento da quimioterapia comecei a tomar lá pelas 10h com meus acessórios gelados. Nada fácil, mas parece que ajuda a evitar dores nas extremidades depois. O segundo medicamente demorou para ser aplicado, pois simplesmente não havia chegado. Foi uma longa espera, durante a qual li um pouco, dormi, comi, ouvi música. As aplicações dos dois últimos medicamentos transcorreram de maneira tranquila. Perto das 16h estava pronta para ir para casa. T. me buscou. Ao chegar em casa, comi um pouco da sopa que havia preparado anteriormente. Ainda estava meio dolorida da cirurgia do Port, mas dormi bem à noite.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...