quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Diário do câncer de mama 4 - os preparativos pré-quimio

 08.06.2022

E-mail escrito para a amiga M.

Oi, M.! Tudo bem?
Hoje não foi um dia muito fácil, e isso que nem começou a fase mais brava...

Foi dia de conhecer onde vou fazer a químio e saber de todos os efeitos colaterais. É meio assustador, mas agora já fui jantar num lugar que gosto muito e já estou um pouco mais relaxada. Eles precisam informar tudo que pode dar reação e quais são as reações. Não é a melhor coisa a se ouvir, mas tem que ouvir para ficar alerta caso ocorram mesmo os sintomas.

O lado bom de tudo é que não preciso fazer praticamente nada, além de submeter meu corpo a tantas consultas, exames de sangue e outros tantos. O pessoal da clínica da Universidade de Heidelberg cuida de tudo. Agenda todas as consultas, prepara todos os documentos, me alerta sobre tudo que tenho à disposição (acompanhamento psicológico, ajuda para resolver papeladas de dispensa do trabalho se precisar, acompanhamento no dia da químio, pois ainda não pode ter acompanhando externo por causa da pandemia).

Só sei que nas últimas semanas virei objeto de pesquisa de três grupos de estudos. Um sobre o câncer de mama em si, outro sobre esporte e câncer e agora um sobre um aplicativo que oferecem para as pacientes (com todos os horários das consultas, meus exames, meus documentos etc.). Enquanto eu tiver forças, vou cooperando. O do esporte vai me fazer ir à academia (do centro de tratamento) duas vezes por semana e uma vez fazer exercícios em casa... Nunca tive uma agenda tão cheia desde que moro aqui.

T. pegou covid dos sobrinhos durante nossas férias em família. Meu anjo da guarda foi muito competente. Não sei como não peguei, pois além do contato com as crianças, ele ficou aqui em casa até praticamente o exame dar positivo. Demos muito mole, mas felizmente eu estava com alguma proteção que me livrou dessa. Daqui pra frente, o sistema imunológico não poderá mais ser colocado assim à prova (mesmo que sem querer).

Duas colegas de trabalho estão meio que acompanhando de perto. Falei pra outras três, com reações diversas. Uma que é durona e esteve doente em 2020 por muitos meses ficou com os olhos mareados. É minha vizinha de porte e disse para eu me concentrar no que importa, ou seja, em mim. Uma outra, que fazia uns dois anos mal falava comigo (porque eu topei fazer uma tarefa para meu chefe em 2020 e ela ficou puta, pois é contra tudo que ele faz, e achou que eu não deveria apoia-lo em nada), mas que está no conselho de trabalhadores comigo e queria saber por que eu não iria me candidatar novamente nas próximas eleições, ficou perplexa quando falei. Na hora, não teve muita reação, me fez algumas perguntas. Uns dias depois voltou à minha sala, para saber como tinha sido a viagem a Montpellier e me dizer que se ela pudesse ajudar em algo, de alguma forma, era para que falar. E meu chefe continua com a mistura de apoio e de sem noçãozisse...

Hoje a médica recomendou que eu me afaste do trabalho, pelo menos nas primeiras semanas, até ver como meu corpo vai reagir. Acho que vou fazer isso. Assim também poderei talvez ir para Baden-Baden, o que ainda estou pensando, pois todos meus médicos, hospital etc. estão aqui em Heidelberg.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...